quarta-feira, 17 de outubro de 2012

news

Mostra Encena ensaia peças junto à platéia  

Antes de receber os aplausos da platéia, os atores - para fazer por merecer - ensaiam exaustivamente suas peças para dar vida a suas pesquisas teatrais, uma etapa que costuma ser mais árdua e complexa do que a própria apresentação. Com intenção de aproximar o público do que rola por trás das cortinas e também de estimular a troca de experiências entre as companhias, o projeto Encena chega para esmiuçar o trabalho de alguns grupos de teatro em fase de produção – todos dispostos a colocarem suas montagens em jogo para análise. Trata-se de uma verdadeira mostra de processos de criação em artes cênicas, que realiza sua segunda edição nesta quinta e sexta-feira, das 19h às 23h, no Galpão TAC das Artes. Detalhe: a entrada é gratuita, mas os lugares limitados.

Após o sucesso da primeira edição, que contou com companhias cariocas e mineiras, o Encena, organizado por Luciana Guerra Malta (Gmalta Produções) e Dominique Valansi (Oz Comunicação e Gestão de Pessoas), volta à tona trazendo uma série de ensaios inéditos, mas dentro do mesmo objetivo: dar oportunidade para os grupos pensarem seus trabalhos de maneira coletiva a partir de pequenas apresentações em processo de ensaio. Para envolver de fato o público nesta experiência de criação conjunta, após cada exibição, que dura até 30 minutos, ainda há um debate aberto, momento em que os grupos recebem a reação e os comentários da platéia. Ou seja, a experiência se mostra vantajosa para todos os lados; para os interessados, que participa e conhece um pouco mais sobre a elaboração de uma peça, e para os atores, que ganham espaço para testar e ajustar suas propostas antes mesmo delas entrarem em cena. Encena!

As peças inéditas possuem prioridade na seleção, mas alguns espetáculos já encenados também podem participar, fica a critério da produção. Os grupos teatrais interessados devem mandar um currículo resumido com sinopse e foto do projeto para: guerramalta@gmail.com


Galeria TAC – Av. Mem de Sá, 319. Centro.

Acompanhe nossa página no Facebook e Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário