quarta-feira, 20 de março de 2013

#68

‘Atempo’: mostra sem hora marcada

Elaborada por Heitor Corrêa e Pedro Jardim, artistas que integram o projeto Libre, a exposição “Atempo” ocupa o Z.Bra Hostel desta quinta-feira (20/03) até o dia 17/04. É só chegar, sem pressa!!!

Após a positiva temporada da “Lumem”, a primeira individual do artista Lucas Luz, o Z.Bra Hostel inaugura nesta quinta-feira, às 20h, uma nova exposição de destaque: “Atempo”, de Heitor Corrêa e Pedro Jardim, artistas que formam o recém-nascido coletivo Libre, juntamente com Thiago Antunes e Pedro Scansetti, e começam a se destacar no cenário artístico carioca. Com telas repletas de sentidos e cores, todas vindas de um “universo em expansão” e feitas especialmente (contra o tempo) para a ocasião, os artistas libertam de seus inconscientes um plano onde tempo é estacionado, e as memórias são recuperadas através de belas imagens. O convite está feito, “sejam bem-vindos e fiquem o quanto quiserem” – como cita o texto usado na divulgação. 


“A Libre surgiu da união de nós, mais dois amigos - Thiago Antunes e Pedro Scansetti -, que tomam conta da parte audiovisual, enquanto nós ficamos com a parte de criação artística. Nossa proposta é suprir necessidades, agregando nossa arte de maneira original por meio de vídeos, animações, pinturas, decorações e etc.. Tudo com uma pegada 'handmade'”, afirma Heitor Corrêa, que ressalta que, embora a Libre esteja apoiando a exposição, quem assina mesmo a produção é a própria dupla. Aliás, Heitor conheceu Pedro durante a “Pulmão Art Exhibition”, a primeira mostra da Galeria Nove Cinco, na qual ambos expuseram como artista convidado. “Trocamos umas idéias sobre arte e trabalhos em geral. A partir daí, achamos um ponto em comum e nos juntamos para colocá-las em prática”, completam os jovens artistas.


Na verdade, a Libre e a Galeria Nove Cinco são duas coisas bem distintas, mas acabam sendo parceiras em projetos e produções, já que Heitor também faz parte da equipe de produção da 95. Embora uma não faça parte da outra, seus integrantes se conhecem, o que torna essas eventuais parcerias algo natural. Mesmo sendo a primeira mostra da dupla, a expectativa em torno da “Atempo” é grande, assim como a “mistureba” criativa entre os dois, tendo em vista que a maioria das telas foi pintada a quatro mãos. “Estamos bem animados em expor para um público maior, e esperamos agradar a todos. Conseguimos unir bem os dois universos, e acabamos criando um em comum”, dizem os artistas, que ressaltam: “Ainda que a maior parte da exposição seja em telas, pensamos numas coisinhas a mais”.


Já em relação à composição das obras, bem como a temática explorada nessa mostra, Heitor e Pedro, literalmente, correram juntos para dar forma ao transcendente universo da exposição, que, por sua vez, deve ser apenas a primeira de muitas (e que assim seja). “Pintamos basicamente com tinta acrílica e, pra sermos sinceros, o conceito foi ganhando uma definição conforme fomos criando as telas. Desde o começo nossa principal preocupação foi integrar um traço ao outro, de maneira que transmitisse uma sensação agradável e sem conexão com o tempo, lembrando que o nosso próprio 'tempo' de produção estava bem curto”, relata a dupla. “Estamos bem felizes com o resultado dessa mostra e, por isso, pretendemos continuar produzindo juntos e evoluindo nossas idéias”, finalizam. A exposição Atempo ficará em cartaz no Z.Bra Hostel até o dia 17/04, não perca... ATEMPO!!!


Serviço:

Z.Bra Hostel – Av. Gen. San Martin, 1212. Leblon
De segunda a segunda, das 8h até 1h. Evento no Facebook  

Acompanhem nossa página no Facebook 

Um comentário:

  1. A exposição está linda e a inauguração foi um sucesso !!! Parabéns, Heitor e Pedro !!!

    ResponderExcluir