segunda-feira, 5 de agosto de 2013

#85

Contemporâneo: em exposição à memoria

Sob curadoria de Leo Sales, a mostra “Caminho Velho Novo Caminho” reúne nove artistas no hostel recém-inaugurado em Botafogo. Vai ter show do Airá com violoncelistas e tudo mais...

Com uma proposta ligada à própria história do Contemporâneo, um hostel projetado pelo artista plástico e arquiteto Alessandro Sartore em um casarão de 1904 situado em Botafogo, o artista carioca Leo Sales volta a ocupar o local a partir desta sexta-feira (09/08) com a exposição “Caminho Velho: Novo Caminho”. Diferente da ocasião anterior, quando apresentou a sua segunda individual na galeria do espaço - a Wall - , Leo reúne agora uma verdadeira seleção de artistas para ocupar todo o prédio. “Em maio deste ano, eu fiz uma exposição individual lá e surgiu o convite para assumir a curadoria do espaço. Elizabeth Agra, dona do hostel, me convidou com a proposta de convidar jovens artistas, que, assim como eu, vieram da escola de artes da UERJ e do Parque Lage. Então, no encerramento da minha 'expo', fizemos um happening no qual cada um dos nove artistas fizeram uma performance do tipo ‘open studio’”, revela Leo ao falar sobre a ideia inicial da exposição, que, por sinal, traz trabalhos de André Coutinho, Castor de Assunção, Ingrid Bittar, Leandra Lambert, Luiz Rocha, Tahian Bhering, Thaís Basílio, Thiago Antonio e Renan Monteiro.


De acordo com Leo Sales, que, além da dedicação plena às arte visuais, também é formado em jornalismo, os artistas tiveram bastante liberdade para trabalhar, tendo em vista que todos foram selecionados a partir de indicações e da própria proximidade com o curador. “Nós não partimos de um tema e pedimos (simplesmente) para os artistas criarem. A partir de sucessivas reuniões chegamos à conclusão que a memória poderia ser um dos caminhos que indicavam a compreensão dos trabalhos dos artistas. Então resolvemos fazer algo que dialogasse com o passado, com a história de botafogo e a história do hostel, que já foi um casarão do século XIX”, aponta Leo, que, apesar de reconhecer que não houve convocatórias para esta exposição, faz questão de exaltar que essa possibilidade não estará descartadas para as próximas mostras do local. Ou seja, a Galeria Wall do Contemporâneo Hostel continuará aberta para receber as jovens promessas da cena carioca. “Provavelmente, essa parceria deverá continuar, sempre com o foco em dar oportunidades para novos talentos mostrarem seus trabalhos em artes visuais”, completa.


Embora a memória apareça como um universo comum a todas as obras, a ideia da exposição é justamente extrapolar os padrões e, inclusive, quebrar as barreiras do espaço expositivo. Neste caso, ao contrário de estabelecer certa limitação, o conceito criado em torno da proposta de cada artista aparece como um desafio capaz de estimular ainda mais os nomes envolvidos. “Queremos ocupar todo o espaço do hostel com desenhos, pinturas, vídeos, instalações, colagens, etc. Então, vai ter obra nos quartos, nos banheiros, nos corredores e etc... A produção é bem diversificada. Vão desde as pinturas eróticas em tela do Luiz Rocha até as colagens intimistas da Britta (Ingrid Bittar), passando pelas correspondências afetivas de Thais Basilio e pelas pinturas urbanas em móveis antigos de André Coutinho”, explica Leo Sales. Para completar, na noite de abertura, violoncelistas noruegueses farão uma performance instrumental com releitura de músicas pop ao lado do MC grafiteiro Aira' Ocrespo. A apresentação em questão integra o calendário da 19º edição do festival Rio International Cello Encounter e possui curadoria de Carolina Chew, enquanto a festa, que rola na sequência, fica por conta do DJ Sean Diss. O casarão ficará pequeno, mas ninguém vai querer ficar de fora.


Hostel Contemporâneo
Rua Bambina, 158. Botafogo.
A partir de 09/08.


Curta nossa página no Facebook.  

3 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber a partir de que horas começa o evento no dia 09

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa às 19 horas, Aqui está o link do evento: https://www.facebook.com/events/569615239751678/

      Excluir
  2. Pessoal, é importante criar páginas para quem não tem (ou não quer ter) Facebook. Somos muitos ainda. :)

    ResponderExcluir