quinta-feira, 23 de agosto de 2012

#51

Pitonisas: os "prints" de Mari Liberali

Dona de estilosas coleções de colagens, a artista apresenta a exposição Pitonisas, uma série inspirada nas adivinhas da mitologia grega, no lounge do Z.Bra Hostel. Cola lá para conferir!

Para você que nasceu para pitonisa. A princípio, essa frase pode parecer estranha, mas diante dessa inquietante afirmação, a artista Mariana Liberali encontrou mais que uma explicação, encontrou inspiração para tirar de seu universo mais uma nova coleção de colagens: a Pitonisas, que a partir desta quinta-feira (22/08) passa a ocupar o lounge do Z.Bra Hostel. "Esta denominação provém da mitologia grega, na qual Píton era uma cobra imensa que foi aniquilada pelas flechas de Apolo, então chamado de Pítio. Como este deus também era a divindade responsável pelas previsões, este seu cognome se estendeu às adivinhas", aponta o texto de divulgação da exposição. Neste contexto, se insere a série de Mariana, que apesar de explorar o grafite, stencil e pastel, possui um trabalho de colagista, ou seja, na base das colagens. Para quem não quer ficar somente na adivinhação, a exposição ficará em cartaz durante todo mês de setembro. Vê se cola lá!


“As minhas colagens são reflexos do meu universo particular, da minha vida, das minhas referências, das coisas que vejo e absorvo. A série Pitonisas nasceu de um livro que comprei num sebo em Copa, sobre oráculos. E ele tinha uma dedicatória dentro, que dizia: ‘para você que nasceu para pitonisa’... E aí entrei nessa viagem, fui estudar sobre e fiquei fascinada pela história”, afirma a artista, formada em Design de Moda, pelo Instituto Zuzu Angel, e com pós em Belas Artes, pela Universidad de Barcelona. Tendo em vista a formação da artista, inevitavelmente, a moda aparece como uma influência direta nas colagens elaboradas, o que deixa o trabalho de Mari ainda mais conceitual. Desta forma, cada pedaço do entorno ganha seu porquê, e seus prints ficam cheios de estilo.


Além da influencia notável da moda, outra característica em comum nas obras de Mariana Liberali é a feminilidade, os encantos que rodeiam a figura da mulher. “O feminino sempre está presente no meu trabalho. As mulheres são quase sempre o ponto de partida. Sempre escolho uma figura, ou um rosto, e a partir daí vou escolhendo os elementos de composição”, revela Mariana, que ainda se acostuma com o fato de viver de arte. “Sempre fiz arte. Mas, ‘trabalhar’ com arte é relativamente algo recente para mim. O retorno das pessoas em relação ao meu trabalho foi essencial para que eu acreditasse que é isso seria possível”, completa a artista. Logo após a exposição no Z.Bra Hostel (foto acima), no início de outubro, Mari apresentará outra mostra com suas colagens, esta em parceria com Felipe Guga. 


Sobre as Pitonisas, “essas sacerdotisas, assentadas sobre cadeiras trípodes, se debruçavam sobre despenhadeiros completamente abertos, dos quais vapores emanavam e as induziam aos vaticínios, que, em estado de transe, proferiam suas respostas aos que as consultavam – uma vez ao ano, sempre no início da primavera”.


Serviço:
Z.BRA Hostel Av. General San Marti 1212, Leblon 

Curta nossa página no Facebook ou siga nos no Twitter